A ESCOLINHA


  1.  BREVE HISTÓRICO
A Escolinha de Futebol Nova Esperança foi criada inicialmente no dia 21 de outubro de 1999 com o nome de Esporte Clube Nova Esperança na Comunidade São Pedro pelo professor José Carlos Ferreira de Araújo, o mesmo mais alguns pais juntaram-se para uma conversa e viram a necessidade de criar um projeto que retirasse as crianças das ruas e ocupasse seu tempo ocioso com uma atividade que as mesmas gostassem. Como o Professor Zé Carlos, como era chamado, já tinha grande experiência em futebol a ideia de criar uma escolinha de futebol concretizou-se. No entanto o professor mudou-se daquele bairro para o bairro Ulisses Pinheiro, onde deu continuidade aos trabalhos de treinamento da Escolinha e em parceria com a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na ocasião os treinos de futsal eram realizados na Escola Municipal João de Lima Paes – tanto masculino quanto feminino – e os de campo onde hoje funciona a Escola Municipal Professora Efantina de Quadros, mas não foi o único lugar onde os treinos de campo aconteceram, eles também ocorreram posteriormente no antigo Campo da Corema e na Antiga Chácara Tanji.
Mas a Escolinha ficou desativada por um tempo, entre o final de 2004 e meados de 2005, pois o Professor Zé Carlos, por motivos pessoais, teve que se mudou para São Paulo, apesar de terem ficado outras pessoas em seu lugar cuidando da escolinha o trabalho não rendeu como antes e os trabalhos de treinamento sessaram. No período de 2005 e 2006 a Escolinha funcional parcialmente, apenas participando de algumas competições e atividades que surgissem, sem qualquer tipo de treinamento adequado.
O retorno oficial da escolinha aconteceu no início de 2006 quando alguns ex-atletas se reuniram e foram à casa de um dos ex-auxiliares da Escolinha, O hoje Professor Paulo, e do hoje auxiliar da escolinha, o treinador Anderson, com o intuito de recomeçar os trabalhos com o material deixado pelo professor Zé Carlos que até então estava guardado. Com um novo ideal e o apoio de representantes do Bairro Durval Andrade Filho a escolinha retornou seus treinamentos no dia 13 de maio de 2006, com treinamento de futsal na Escola Municipal Efantina de Quadros apenas aos domingos, posteriormente, após receber convites, e com o aumento do numero de atletas, a escolinha retornou também os treinamentos de futebol de campo na extinta Corema.
A escolinha recomeçou homenageando o Bairro “Morada do Sol” utilizando em algumas competições o nome de “Escolinha de Futebol Morada do Sol”, mas sempre mantendo em seu brasão no nome “Nova Esperança”.
Atualmente a escolinha utiliza apenas é conhecida e reconhecida em Nova Andradina como “Escolinha de Futebol Nova Esperança”, no entanto em todas as competições que participa, tanto dentro como fora do município, eleva uma homenagem ao seu Criador, o Profº Zé Carlos, e ao Bairro que a acolheu “Morada do Sol”.
Brasão utilizado pela escolinha, por muitos anos, fez referencia apenas ao bairro, mantendo as cores azul e amarelo como base. No início de 2020, foi realizado uma atualização do Brasão da Escolinha, utilizando como inspiração a equipe do Grêmio Prudente, mas mantendo a homenagem ao Bairro Morada do Sol. As cores mudam para o vermelho como principal, deixando agora a cor amarela como secundária.

 



  1. SÍNTESE
                 Atualmente nas escolas existe um problema que é comum em qualquer estabelecimento de ensino “A METODOLOGIA DE ENSINO”. Observando que a maioria dos alunos não se desenvolve corretamente, por fatores como, meio educacional, social, comunitário e também familiar.
              Sabemos que hoje o esporte é o principal mecanismo de eficácia comprovada, como fator de crescimento humano, comportando vários benefícios, tanto para individualidade como para coletividade.
              Já detectamos que o esporte e lazer, tanto para a criança como para a comunidade é de vital importância, dando-lhe subsídios para que esses possam por si mesmos transformar a sua realidade.


  1. JUSTIFICATIVA

                 “A educação é à base do equilíbrio social e da cidadania”.
                   A criação de verdadeiros cidadãos tem início na infância, e a orientação é quem vai definir que tipo de homem a criança será.
                   Entre as posições menos favorecidas, as dificuldades na formação do adolescente e adulto, são potencializadas, em relação à falta de oportunidades, da descriminação e de outros fatores.
                   O esporte, especificamente o futebol, tem sido lançado como principal fator de integração social de grande importância, pois além de amenizar conflitos sociais pode ser um termômetro de maneira positiva, com relação a empregos diretos e indiretos além de contribuir de maneira superior, na formação dos cidadãos e cidadãs.

  1. OBJETIVOS GERAIS

Ø  Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico – didáticos pedagógicos voltados ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.
Ø  Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento psico-social da criança em questão. Desta forma, desenvolvemos o PROJETO ESCOLA DE FUTEBOL, que envolve crianças e adolescentes com idades de 10 a 15 anos residentes em NOVA ANDRADINA - MS.
Ø   Com a finalidade de promover a prática esportiva, o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do futebol;
Ø  Promover a aprendizagem e interação em grupos;
Ø  Proporcionar oportunidade a participação em eventos esportivos e culturais como, torneios e campeonatos;
Ø  Incentivar o futebol como alternativo às drogas e tempos ociosos, estimulando à vida saudável e prevenção as doenças;
Ø  Combater a evasão escolar e a repetência;
Ø  Desenvolver a prática regular de atividades físicas;
Ø  Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária.

  1. MODOS OPERACIONAIS

                    A participação do atleta no projeto: estar devidamente matriculado em uma escola de ensino regular, visitar o médico periodicamente (sempre acompanhado de seus responsáveis) e ter de 10 a 15 anos. Haverá acompanhamento das notas (o aluno deverá ter no mínimo média 6,0) e frequência escolar acima de 75%, para que possa freqüentar as aulas de futebol, incentivando o crescimento intelectual, além de despertar oportunidades de encontrarem habilidades de forma recreativa.

  1. ESPAÇO FÍSICO
                        As atividades serão desenvolvidas em dois locais, na Praça Jair Carreira Mendes, localizada no Bairro Centro Educacional, todas as terças e quintas-feiras, das 17h00min até as 19h00min, e no Campo Perobão, localizado no Bairro São Vicente, todas e segundas e quartas-feiras, das 15h30min até as 18h00min, e aos sábados das 7h30min até as 9h30min.
     
  1. RESPONSÁVEIS - TÉCNICO
Ø  PROFESSOR RESPONSÁVEL/TÉCNICO: Paulo de Freitas Ferreira
DATA DE NASCIMENTO: 18/08/1986
Ø  AUXILIAR/TÉCNICO: Marcelo Ribeiro Tolentino
DATA DE NASCIMENTO: 15/09/2000
Ø  AUXILIARES DIVERSOS: São classificados como auxiliares diversos pais e responsáveis que estejam presentes apoiando de alguma forma a escolinha no treinamento e/ou competição.
           
  1. MATERIAL UTILIZADO

  • INFORMATIVOS: Vídeos, revistas, slides;
  • CAMPO PEROBÃO: extraordinariamente;
  • PRAÇA DO CENTRO EDUCACIONAL: Terças e quintas (17hs às 19hs);
  • PEDAGÓGICOS: bolas, cones, coletes, cordas, colchões, estacas entre outros, bem como aqueles que deverão ser confeccionados pelos atletas.

  1. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO
Ø  Documento cadastral: ficha cadastral devidamente preenchida e assinada pelo atleta e pelo responsável do mesmo (constada em anexo).

  1. PARCEIROS DO PROJETO
                    São considerados parceiros do Projeto toda pessoa, física ou jurídica, que possa contribuir com o projeto de qualquer forma, seja pela doação do espaço físico, doação de material, incentivo escolar, palestras, acompanhamento das atividades, divulgação do trabalho, ou outra forma qualquer que possa auxiliar no alcance dos objetivos propostos pelo Projeto.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
                    O presente projeto poderá sofrer alterações e atualizações de acordo com as idades oferecidas nas categorias de bases do futebol, assim sendo poderão ser anexadas outras faixa-etária de acordo com a demanda de alunos que surgirem.


“Esporte e Educação, Drogas Não!!!”
(Lema do Projeto)